Os 4 primeiros passos para começar a vender produtos online

caio
Caio Schultz 28/01/20213 min
4 Passos Vender Online

Então você quer começar a vender os seus produtos online, não é mesmo? Existe um longo caminho a ser percorrido até que um e-commerce esteja estruturado e com resultados relevantes e previsíveis.

Planejamento e validação do mercado são essenciais para o sucesso do negócio. Aqui embaixo será listado um breve passo a passo para você começar a caminhar em direção a um e-commerce de sucesso.

Escolher bem o seu nicho

Para entrar de maneira competitiva e profissional no mercado digital é importante saber o público que pretende atingir. Dessa forma, você se tornará um especialista nesse público, sabendo exatamente como se comunicar e como conduzir bem uma venda.

Se você ainda não sabe exatamente o que vender, dê prioridade para produtos que já fazem parte da sua vida. Sabe quando a sua mãe quer comprar um celular e te pede dicas? Mesmo que você não tenha de fato um conhecimento profundo no assunto, o pouco que sabe a mais que ela já te coloca em uma posição de autoridade! E isso acontece pelo simples fato de você usar mais o celular do que ela. Além disso, quem realmente entende do produto reconhece bons e maus preços com uma certa naturalidade, conhece as dores dos seus clientes e sabe com propriedade quem são os seus concorrentes.

Outra alternativa é pesquisar pelos Webshoppers, da Ebit. Lá você encontrará relatórios sobre quais são os produtos mais promissores do momento. Porém de preferência por aqueles que lhe tragam maior familiaridade.

Estude bem o seu mercado

Preço é uma informação valiosa, então fique atento a isso. Se o preço dos seus concorrentes está com uma margem de lucro muito alta, pode significar que ainda há espaço nesse mercado. Além disso, fique atento ao número de vendas que o seu concorrente já fez. Essas duas informações juntas podem indicar uma boa oportunidade.

Você pode começar pequeno, vendendo poucas unidades e procurando validar a sua tese. Não espere facilidade, pois esse começo vai te exigir um esforço recorrente durante um bom tempo e sem resultados expressivos. Não deixe de ficar atento aos preços e notícias do seu mercado e, caso julgue necessário, seja ágil ao corrigir seus erros.

Listar os seus possíveis fornecedores

Você pode começar sua busca por fornecedores simplesmente fazendo pesquisas com palavras-chave no google como: “fornecedores”, “distribuidores”, “fabricantes” e o nome do seu produto. Não pare nas primeiras páginas, visto que muitas vezes eles podem não estar tão bem ranqueados, e você cairá na página de lojistas.

Também vale a pena frequentar feiras e eventos na sua área, conversando pessoalmente com potenciais parceiros, além de pegar vários insights que esses ambientes proporcionam.

Estruturar a Operação mínima

Agora com um bom conhecimento do mercado e algumas parcerias você pode investir um pouco mais de tempo na criação de uma audiência. Nessa etapa a criação de um perfil no Instagram é o que tem sido mais recorrente, porém, outras redes sociais (como Facebook, Youtube, Blogs…) também podem trazer resultados muito relevantes. Tenha a disposição de testar e a paciência de examinar os resultados, guiando seus próximos passos por meio deles.

Mas você precisa de um local para de fato vender esses produtos. Em um primeiro momento é interessante continuar utilizando os marketplaces, como o Mercado Livre por exemplo. Assim como no caso das redes sociais, é interessante testar o máximo de canais possíveis e então optar por focar nos que geram maiores conversões.

Extra

Você já tem uma operação validada, com clientes que gostam do seu atendimento e que estão dispostos a comprar diretamente com você! Nessa etapa a criação de um site pode ser interessante.

Dentre as vantagens estão: você não pagará as taxas que os marketplaces cobram por cada venda feita, passará maior credibilidade para os seus clientes e poderá transmitir uma identidade da sua empresa.

Nesse passo a Asimov Júnior pode te ajudar muito! Fazendo sites totalmente personalizados, desenvolvidos por estudantes de uma das melhores universidades de engenharia do país e ainda sem cobrar nenhuma mensalidade após a entrega!

E aí, gostou? Marque um diagnóstico gratuito conosco!