Não é segredo que a Internet das Coisas (IoT) explodiu nos últimos anos, infiltrando-se constantemente em fábricas, residências e empresas em todo o mundo. Uma projeção feita pela empresa de telecomunicações Teleco indica que a IoT deverá gerar entre 1,9 milhões e 2,6 milhões de novos postos de trabalho diretos ou indiretos no Brasil até 2025. Mas, afinal, essa tecnologia é de uso exclusivo de grandes corporações e de residências ou é possível utilizar soluções de IoT também para pequenas empresas?
Atualmente, existem muitas maneiras pelas quais os pequenos empreendedores podem usar as tecnologias IoT para melhorar a vida cotidiana no trabalho. Abaixo você pode conferir como a internet das coisas pode ajudar pequenas empresas a trabalhar com mais eficiência e produtividade.
1. Venda de produtos
Com sensores instalados em produtos específicos, é possível saber em tempo real como os clientes se comportam e, a partir dessas informações, mudar algumas decisões no seu negócio. É possível também captar atividades para monitorar quais áreas são mais utilizadas em uma loja, para tomar decisões inteligentes.
2. Meios de pagamento
O NFC já é uma tecnologia de pagamento comum em vários países, e cada vez mais máquinas de cartão já trabalham com essa possibilidade. A adoção da tecnologia pode permitir que as pessoas paguem usando seus smartphones ou relógios inteligentes de forma segura e prática, e tenham mais facilidade em suas compras.
3. Controle de acesso
Controlar e garantir a segurança no seu negócio é de suma importância. Existem diferentes soluções de IoT para pequenas empresas que ajudam nesse ponto.
Um exemplo é para controle de acesso. É possível concentrar toda a atividade de permissão de entrada nas empresas em dispositivos móveis ou aplicações desktop. Por meio de convites ou chaves eletrônicas é possível liberar o acesso para qualquer pessoa que precise adentrar as dependências de uma empresa.
Além disso, é possível controlar o acesso dos clientes em lojas, e com essas informações, ter melhores decisões como por exemplo, aumentar o número de funcionários nesses horários.
Essa tecnologia também é positiva para os usuários, que não precisam mais perder tempo em filas ou apresentando documentação na recepção. Basta utilizar o próprio dispositivo móvel para liberar o acesso em catracas, portarias e estacionamentos.
4. Logística
Através de sensores é possível ver em tempo real o estoque do seu negócio. É possível melhorar a logística de compras e entregas, sabendo que no estoque não pode faltar a peça que será necessitada em breve por determinado cliente.
Com a IoT as pequenas organizações conseguem permanecer competitivas no mercado, maximizar seus lucros, e controlar e ampliar sua operação.
Agora que você já sabe que existem diversas aplicações muito usuais de IoT para pequenas empresas, não perca tempo e entre em contato para a Asimov te ajudar a colocar seu negócio nesse mundo da IoT e aproveitar esses benefícios!