Automação residencial: o futuro das casas

samuel
Samuel Dionisio 03/03/20212 min
Automação Residencial

A Internet das Coisas (IoT) está cada vez mais presente em nossas vidas. isso é facilmente observável ao pegar o seu smartphone, abrir a internet e ver aquele produto que você procurou 3 dias atrás em destaque. Essa tecnologia já está além dos celulares e computadores, outros dispositivos são capazes de identificar padrões e serem controlados de maneira remota ou automática.

Hoje já temos no mercado diversos equipamentos que se conectam entre si, transformando a sua residência em uma casa inteligente, por exemplo.

Mas afinal o que é uma casa inteligente?

Conhecida também como casa conectada, uma casa inteligente é uma residência equipada com dispositivos conectados, que proporcionam mais segurança, praticidade e até mesmo economia.

Com ela, o morador consegue acompanhar e controlar tudo o que acontece de forma manual ou automática. A sua casa pode ser controlada na palma da sua mão, ou sem que você se preocupe!

É possível até mesmo ligar o ar-condicionado de acordo com a temperatura e hora do dia ou receber um aviso de quando falta algo na geladeira.

Quais são as vantagens de ter uma casa inteligente?

Mais segurança

Deixar a casa mais segura é um objetivo de todos, e a automação residencial é uma grande aliada nisso. São diferentes tipos de equipamento que vão desde câmeras que podem ser monitoradas de qualquer lugar a persianas que simulam que há pessoas na casa. Além das tecnologias que protegem a casa de invasores, é possível proteger os próprios moradores com sensores de luz, detectores de incêndio e fechaduras eletrônicas.

Economia de energia

Como toda a casa está conectada, o usuário tem total controle de todos os dispositivos da casa, podendo configurá-los para desligarem quando não estiverem sendo usados.

Muitos dispositivos continuam consumindo energia mesmo estando desligados. Com uma casa inteligente você consegue observar esses casos e desativar o fornecimento de energia para eles. Além de programar para ar-condicionados, luzes e vários outros equipamentos, funcionarem só em momentos específicos, reduzindo o valor da sua conta de energia.

Comodidade e praticidade

Esse talvez seja o maior benefício das casas conectadas. Por meio de tecnologias como assistentes virtuais e sistemas de automação, o morador pode controlar tudo dentro de sua casa sem sair do lugar. É possível reproduzir músicas, apagar luzes e até desligar o forno.

Além disso, as casas inteligentes trazem para nossas vidas os robôs domésticos que auxiliam nas diversas tarefas do dia a dia. Existem, por exemplo, os que aspiram o pó, passam pano no chão, limpam as janelas, fazem assistência pessoal e até mesmo companhia!

Se você se interessou em ter qualquer uma dessas funcionalidades, entre já em contato com a Asimov Jr! Vamos te ajudar da melhor maneira a automatizar toda a sua casa!