Como um Software de Gestão pode ajudar a sua empresa

samuel
Samuel Dionisio 28/04/20213 min
Como ERP pode ajudar

Se você é empreendedor, provavelmente já ouviu falar sobre o uso de um software de gestão para seu negócio.

Essa ferramenta ajuda empresas de qualquer segmento ou porte a ter uma maior produtividade, transparência e a otimização do tempo!

Quer saber mais sobre como esses softwares funcionam? Continue lendo o texto abaixo.

Como um ERP pode ajudar?

Um software de planejamento de recursos empresariais, ou, em inglês, Enterprise Resource Planning (ERP), tem como objetivo integrar todas as áreas e funções de uma empresa em uma única plataforma. Isso é ótimo já que todos os dados do negócio ficam organizados em um só lugar, dando um maior controle sobre toda operação ao empreendedor.

Você pode se surpreender com o quanto sua empresa está desperdiçando recursos, e principalmente tempo. Se vocês usam sistemas externos para enviar pacotes, copiando manualmente dados de um software para o outro ou organizando-se com planilhas, seu negócio perde muitas horas produtivas a cada mês. Aumentando também a quantidade de erros, consequentemente seu custo operacional.

Veja abaixo algumas vantagens que um bom software de gestão pode trazer para sua empresa:

Maior controle de dados

Manter suas informações integradas é uma grande vantagem para o seu negócio: pagamento de contas, compras, questões tributárias,controle de estoque, entre tantas outras áreas. Ter tudo em um só lugar permite que o empresário tenha uma visão global do negócio, otimizando o processo de consultas ou levantamento de dados.

Além de ter total controle sobre todas as informações inseridas no sistema e, claro, economia.

Redução de erros

Com um controle mais eficiente na sua administração, o ERP também vai colaborar para que você e sua equipe diminuam e identifiquem mais rápido os erros, como a digitação de informações incorretas, transferência entre plataformas ou a realização de operações com procedimentos inadequados.

Por exemplo, evita erros no controle de caixa, com o cálculo automático dos valores de venda e lançamento para pagamento com cartão.

Gestão estratégica

A ferramenta servirá de apoio também para as estratégias e tomadas de decisão, pois baseado nas informações do software de gestão será possível criar indicadores e metas, analisar histórico de vendas ou das despesas, conferir o estoque, o faturamento, entre tantas outras possibilidades. Tudo isso pode gerar diversas fontes de economia para sua empresa.

Dica: Obtenha mais algumas informações sobre como melhorar a gestão da sua empresa no nosso ebook sobre Planejamento Estratégico.

Produtividade e eficiência

Com um software de gestão, o principal ganho é mais produtividade e eficiência na sua empresa.

No controle feito manualmente, seja através de programas específicos ou planilhas, se faz necessário que a informação seja inserida mais de uma vez, ou ainda, que cada área da empresa faça isoladamente seu próprio controle. Gerando desperdício de tempo e de mão de obra, além do risco de erros. Com ERP sua empresa se torna mais sustentável, centralizando a informação em um só lugar e assim aproveitando cada vez mais o tempo na sua empresa, facilitando também a vida do cliente que tem um melhor atendimento.

O software de gestão também permite realizar o cadastro de clientes, e assim, você pode investir em um programa de fidelidade ou realizar vendas a prazo.

Listamos acima algumas vantagens que o sistema de gestão traz para seu negócio, visando a economia de recursos. E diante de um mercado tão exigente, é preciso otimizar as rotinas de trabalho, reduzir despesas, eliminar falhas e aproveitar o capital humano de forma mais inteligente.

Essas vantagens te despertaram o interesse em ter um ERP? Entre em contato com a gente para melhorar cada dia mais seu empreendimento.