Como ter uma startup em pouco tempo?

samuel
Samuel Dionisio 26/05/20212 min
Como ter uma startup em pouco tempo?

Você teve uma ideia genial e com grande potencial de mercado? Empresas como o Facebook e a Netflix começaram a partir de boas ideias que foram transformadas em startups e hoje são gigantes do mercado. Então que tal transformar sua ideia em uma startup?

Leia abaixo como começar seu negócio do zero e levá-lo ao mercado.

1 - Entenda sua ideia

Para começar filtre qual solução você vai trazer para o mercado, e entenda melhor essa solução para que você possa validar como ela ajudará seus futuros clientes.

Pense em todos os serviços que você paga. Por que você faz isso? Eles facilitam sua vida de alguma maneira, ou resolvem alguma dor. Então, assim como todas as startups no mercado, a sua ideia não pode ser diferente, e também tem que fazer o mesmo para seus clientes.

2 - Pense como colocar essa ideia em prática

Agora que você já entendeu sua ideia, é a hora de pensar como vai levá-la ao mercado, além de como você ganhará dinheiro com ela, e como ela chegar aos clientes.

Nessa etapa é interessante que você entre em contato com seus potenciais clientes. Assim, você terá uma ideia melhor se eles realmente têm essa demanda e qual a urgência que eles vêm na solução. Ainda com essa conversa você com certeza irá amadurecer sua ideia e identificar pontos a serem melhorados. Lembre-se que agora não é a hora de vender e sim identificar como você pode chegar ao mercado, então aproveite o contato com esses clientes para tirar feedbacks e ainda criar vínculos com eles.

3 - Faça um MVP de seu produto

Essa é a hora de começar a implementar essa ideia, o que é muito comum hoje para empresas é a utilização de um MVP (Minimum Viable Product, ou em português, Mínimo Produto Viável). De forma clara, é basicamente lançar uma versão mais simples de seu produto, de maneira rápida e barata, exemplificando como o seu produto pode resolver a dor dos clientes.

Nessa etapa você irá receber diversos feedbacks, onde poderá aperfeiçoar seu produto, para que ele chegue na sua versão final resolvendo todos os problemas que ele foi feito para resolver.

4 - Faça publicidade

Aqui que você conseguirá clientes e investidores. Sabemos que para um negócio novo é difícil planejar como se organizar para divulgar seu produto, mas isso pode ser contornado utilizando ferramentas como boca a boca, redes sociais, sites, eventos, indicações e muitas outras formas de divulgação. Dessa forma você promoverá sua marca e seu produto, trazendo uma maior visibilidade para ele.

5 - Tenha profissionais ao seu lado

Uma equipe forte ao seu lado será um diferencial enorme no mercado. Nós sabemos que é muito difícil fazer tudo sozinho, uma identidade, um protótipo e principalmente o produto final.

Vá atrás de pessoas e empresas que possam te ajudar, e possam complementar as suas habilidades. Nenhum empreendedor de sucesso fez tudo sozinho, todos eles tinham pessoas muito boas ao seu lado.

E aí, ficou animado e quer tirar essa ideia do papel? Não perca tempo! Sua empresa pode ser a nova solução que o mercado estava esperando!

Se você gostaria de uma ajuda para desenvolver sua ideia ou levá-la para o mundo digital, e acredita que a Asimov pode ajudar você, clique AQUI para ter um diagnóstico gratuito de nossas soluções.