Dicas para desenvolver aplicativos personalizados

Aplicativo

Todos os aplicativos que usamos diariamente são projetados pensando em um usuário qualquer e em suas necessidades, e que na maioria das vezes são comuns entre vários outros, mas sempre existe uma funcionalidade que não está presente. Dessa forma, os aplicativos personalizados são a melhor opção onde pode se reunir tudo o que você e sua empresa precisam em um único lugar e do seu jeito.

Para começar, deve-se ter uma noção geral do que é necessário para se fazer um aplicativo personalizado, afinal, o que você realmente precisa dentro dele?

Separe o problema

O aplicativo tem a finalidade de solucionar alguma dificuldade do usuário, assim, antes de realizar o desenvolvimento, defina o problema para o qual ele está sendo criado, para que as próximas etapas de criação sejam focadas em cima dele.

Escolha o público

Saiba reconhecer de antemão por quem o aplicativo será usado, se ele vai ser de uso interno da empresa ou será utilizado por clientes. Públicos diferentes irão demandar atributos e funcionalidades diferentes.

Busque as necessidades

Depois de definido o objetivo, liste as características específicas do aplicativo de forma clara. Não adianta querer um aplicativo robusto e complexo, mas com funcionalidades que nunca serão utilizadas. Busque conhecer os pontos da empresa que são interessantes de serem abordados e pense se realmente faz sentido adicionar certa funcionalidade no aplicativo.

Faça um protótipo

Crie um protótipo antes de sair desenvolvendo, veja se o esboço do aplicativo está de acordo com aquilo que almeja para a empresa. Além de ser mais fácil alterar algo enquanto ainda não se tem o aplicativo, isso agiliza o processo de criação do mesmo.

Design importa

O aplicativo deve ter a cara da sua empresa, e isso independe de quem seja o público alvo dele.

Lembre-se que menos é mais, uma interface amigável, mais limpa e uma boa usabilidade é o que torna um aplicativo acessível para um maior número de usuários.

E aí, agora que já sabe as principais dicas para se ter um aplicativo personalizado, o que acha de ter o seu? Entre em contato com a gente para que possamos te ajudar a criar um!