Como conciliar faculdade e trabalho?

guilherme
Guilherme Lasinskas 28/07/20212 min
Como conciliar faculdade e trabalho?

Trabalho e estudo, dá pra fazer os dois? Esse é o dilema de muitos estudantes hoje em dia, principalmente quando se trata de faculdade e trabalho remoto, já que as oportunidades de estágio estão cada vez mais comuns e a faculdade cada vez mais com uma rotina flexível.

A resposta é sim! Embora não seja nada simples conciliar essas duas atividades, é sim possível e cada vez mais comum essa prática. Segundo uma pesquisa realizada pelo DataPopular, em 2012, cerca de 70% dos universitários trabalham. Esse número com certeza é maior atualmente, ainda mais em todo o contexto da pandemia.

Mas na prática, como conciliar essas tarefas? Confira quatro dicas para conseguir dar conta do seu curso na faculdade e ainda trabalhar!

Comece a se planejar melhor

Sabemos que essa é uma grande dificuldade de quase todos os alunos, mas não tem nenhum segredo. Teste vários métodos de organização e adapte para a sua realidade. Várias são as dicas, desde planejar o seu dia seguinte no dia anterior, até fazer um cronograma com os seus horários. Uma boa dica para quem não conhece nada sobre, é pesquisar sobre o método GTD. É essencial também ter um calendário e uma agenda, para não perder datas e compromissos importantes.

Separe um tempo para o lazer

“Eu já não vou ter tempo para mais nada, e você ainda me fala pra ter tempo para lazer?”. SIM! Não ter esse momento, além de trazer problemas de saúde relacionados ao estresse, ainda te fazem ter uma rotina cada vez mais entediante e pouco produtiva. É essencial ter o seu momento de relaxar e de se divertir. Até mesmo para produzir mais você deve estar relaxado e bem.

Ter hábitos e uma rotina

Ter hábitos é essencial para conseguir conciliar as duas atividades. Desde ter um dia ou horário definido para se organizar, até dormir todos os dias no mesmo horário é essencial para conseguir essa difícil tarefa de conciliar trabalho e faculdade. Ao ter hábitos, seu cérebro gasta menos energia com tarefas corriqueiras, e consegue focar em tarefas mais difíceis, como resolver um problema no trabalho ou estudar para uma prova.

Saber priorizar tarefas

Muitas vezes, por mais que você se planeje, não vai ser possível fazer todas as tarefas a que você se propôs. É nesse momento que saber priorizar tarefas faz a diferença. É muito importante avaliar qual é aquela tarefa que de jeito nenhum pode deixar de ser feita e te trará mais resultados. Fazer uma prova, por exemplo, é uma delas. Uma ótima ferramenta a ser usada para priorizar tarefas é a Matriz GUT. Você pode usar ela para te auxiliar a tomar decisões e priorizar tarefas.

Ficou interessado em ter uma experiência no mercado de trabalho ainda na faculdade? A Asimov Jr está com processo seletivo aberto para todos os estudantes de graduação da UNIFEI, campus Itajubá. Qualquer dúvida é só procurar a gente nas nossas redes sociais que te ajudaremos com muito prazer!