Como tornar o ambiente que vivemos mais tecnológico e sustentável

isabelle
Isabelle Guedes 01/09/20215 min
Como tornar o ambiente que vivemos mais tecnológico e sustentável

Você sabia que junho é considerado mês de proteção ambiental? Como o quinto dia foi escolhido como Dia Mundial do Meio Ambiente durante a reunião das Nações Unidas na Suécia em 1972, este mês tem sido considerado uma oportunidade para lembrar a importância de proteger a natureza e os recursos naturais. Foi nessa época que o conceito de desenvolvimento sustentável começou a se delinear e ganhar força. É importante ressaltar que o conceito de desenvolvimento sustentável está intimamente relacionado à capacidade de atender às necessidades da sociedade atual sem prejudicar as gerações futuras. A boa notícia é que, depois de anos, o desenvolvimento tecnológico deixou de ser visto como um vilão para a preservação ambiental. Atualmente, a tecnologia pode ser uma grande aliada para facilitar a convivência mais adequada entre seres humanos e o planeta.

A tecnologia é, sem dúvida, uma das invenções mais maravilhosas da humanidade, e pode-se dizer que se tornou indispensável na vida moderna. A evolução tecnológica pode ser um importante aliado para a sustentabilidade, por exemplo, combate ao desperdício, melhoria da qualidade do transporte, saúde, criação de produtos mais duráveis, reciclagem e fiscalização de atividades ilegais.

Pense nisso: você consegue viver sem um telefone celular? Já imaginou que sua empresa não possui rede telefônica, internet, computadores e máquinas?

  • ˋPois é, eu não! E você?ˋ É ótimo ter acesso a tantos sistemas inteligentes, poder suportar as tarefas mais complexas do dia a dia e transformar processos estagnados em uma gestão empresarial prática e inovadora. No entanto, nunca podemos ignorar todas as questões de sustentabilidade que envolvem o uso da tecnologia. Por um lado, se as máquinas representam o ápice da evolução humana, também levarão ao nosso declínio, pois afetam diretamente o meio em que vivemos, produzindo principalmente resíduos e poluentes.

Como mitigar esse impacto? O mais importante é: como fazer da tecnologia nossa aliada? Como a tecnologia ajuda o meio ambiente?

Ao longo dos anos, surgiram diversos projetos que buscam melhorar a conservação do meio ambiente, mas na prática isso não acaba acontecendo da forma que deveria e o planeta sofre o impacto do descaso dos governos com a sua preservação. Por outro lado, os avanços da tecnologia chegam a níveis jamais esperados, trazendo funcionalidades capazes de melhorar, e muito, a vida do ser humano. Mas e se toda essa tecnologia fosse usada a favor do meio ambiente? Todos nós, em nosso dia a dia, podemos contribuir com um mundo mais sustentável, seja apagando a luz de um cômodo que não está sendo usado, desligado um aparelho, ou economizando água durante o banho. E não é diferente quando falamos de empresas, já que existem sistemas e soluções que ajudam nessa questão. Felizmente, a responsabilidade social e ambiental passou a fazer parte das políticas de várias empresas, e a gestão de projetos sustentáveis tornou-se cada vez mais necessária. É hora de comercializar.

A tecnologia pode realmente contribuir para o meio ambiente?

A resposta para essa pergunta é clara: absolutamente sim! SIMMMM! Quando uma empresa entende que a responsabilidade ambiental deve ser parte importante do seu objetivo, ela acaba tendo grandes retornos financeiros, praticando a sustentabilidade e melhorando os aspectos ambientais. A tecnologia já foi capaz de desenvolver tantas coisas interessantes que ajudam na preservação do meio ambiente. Algumas das mais conhecidas são, por exemplo, a criação de fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica. Mesmo que estas não sejam fontes populares, elas têm ganhado bastante destaque nos últimos anos e já abastecem de energia até mesmo casas comuns. No começo, a energia solar não era realidade por conta do alto valor de implementação, mas hoje em dia é possível que qualquer um tenha acesso a esse benefício, já que o mercado oferece muitas opções e cresce todos os anos. Outra grande criação da tecnologia que ajuda a preservar o meio ambiente é a adoção de carros movidos a energia, sem emissão de gases. A Tesla cresce todos os anos provando que é possível se locomover em carros elétricos tão bons quanto ou melhores do que os carros movidos à combustíveis fósseis. Existem outras formas de contribuição da tecnologia para que o mundo seja mais sustentável. Exemplos: • Carros elétricos • Energias renováveis • Reaproveitamento de materiais como pilhas • Material biodegradável • Filtros de chaminés • Sistemas de reutilização de água • Acessórios inteligentes

As empresas mais modernas já entenderam a importância das práticas sustentáveis para melhorar a sua performance, diminuir custos e entregar melhores produtos e serviços aos clientes. Com tecnologias já existentes, é possível que empresas consigam reavaliar a necessidade de alguns detalhes de sua operação, optando por utilizar a tecnologia a seu favor, de modo a desenvolver uma operação mais enxuta e eficiente. A internet, por exemplo, é uma grande aliada de empresas que utilizam a conexão instantânea a seu favor. Por meio de uma transformação digital, é possível encontrar maneiras de aumentar o alcance de uma empresa, melhorar sua eficiência e diminuir drasticamente custos e impactos ambientais. Uma empresa pode utilizar a tecnologia, se aproveitar das soluções existentes, rever o seu modelo de negócio, ser mais lucrativa e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente: • Aumentar significativamente sua presença no digital • Adoção de home office (integral ou parcialmente) • Utilizar novas ferramentas tecnológicas

Com essas três dicas, é possível que a tecnologia faça uma grande diferença dentro de uma empresa, trazendo melhores resultados e poupando o meio ambiente dos impactos causados por processos antigos e obsoletos. E também: • Criando conteúdo para o seu site • Conteúdo para redes sociais • Armazenamento de arquivos na nuvem • Atendimento on-line • Vendas online • Soluções para clientes online (ferramentas, produtos ou cursos) • Business Intelligence

Colocar toda ou parte da operação de uma empresa no digital pode diminuir a quantidade de material físico e aumentar a escalabilidade, possibilitando o alcance de novos clientes, funcionamento 24 horas e utilizando a inteligência artificial e análise de relatórios para buscar melhorias. É fato que não vivemos mais em lugares sem tecnologia. No entanto, podemos usar seu método para transformá-la emuma aliada. É por isso que é tão importante determinar os meios e tecnologias que ajudam a proteger o meio ambiente.

Aqui, na Asimov Jr, temos algumas soluções que podem ajudar – e muito – a sua empresa se tornar mais sustentável. Agora que você já entendeu a importância/como funciona/asvantagens..., é a hora de colocar em prática! Entre em contato com a Asimov para saber mais!