Como a Asimov desenvolve seus membros

sabrina
Sabrina Gomes 15/09/20213 min
Como a Asimov desenvolve seus membros

Não é segredo que um time de alta performance é a chave para o sucesso corporativo. Na Asimov Jr durante esse ano experimentamos diferentes ações para aumentar nossos resultados a partir dos colaboradores. A fim de potencializar seu negócio, iremos compartilhar essas boas práticas capazes de desenvolver sua equipe e impulsioná-la ao melhor desempenho.

Conheça seu time e suas necessidades

Diferentes pessoas se desenvolvem de diferentes maneiras, assim, o primeiro passo é conhecer seus colaboradores. Para conhecer nosso time, durante esse ano os gerentes e diretores dos setores passaram a coletar semanalmente feedbacks de seus liderados. Para que a coleta seja eficaz é necessário considerar também a opinião dos supervisores sobre seus subordinados e que a organização seja um ambiente seguro e disposto a ouvir o colaborador.

Defina ações para o indivíduo e para o coletivo

A partir das informações coletadas é necessário separar o que corresponde ao individual do membro ou ao coletivo da organização, para que seja possível traçar ações capazes de suprir as necessidades. As fragilidades do coletivo podem ser solucionadas com um evento a toda organização. Enquanto as individuais é recomendável que seja em contato direto com o colaborador. É essencial que o desenvolvimento do membro esteja alinhado ao desenvolvimento da empresa, para isso toda ação traçada deve possuir um indicador de eficiência, capaz de expressar os resultados da atividade à instituição e ao membro.

Defina responsabilidade para cada membro

Um time de alta performance é composto por integrantes conscientes de sua importância na organização e da importância de suas tarefas. Durante esse ano na Asimov Jr experimentamos trazer uma responsabilidade em relação aos nossos resultados a cada um dos nossos membros. Fazendo com que estivessem constantemente envolvidos em algo significante, conhecendo a motivação daquela atividade e o impacto dos resultados sob sua responsabilidade. Para que seu time atenda a suas expectativas defina os papéis, mas seja flexível o suficiente para que pensem de maneiras distintas, criativas e complementares.

Apresente feedbacks

O feedback é uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento da performance de trabalho. A partir dele o funcionário fica mais consciente e entende o que vai bem e o que precisa melhorar. Dê feedbacks regularmente e pontuais sobre as ações de seu colaborador. Pontos positivos devem ser impulsionados, elogie as forças e acertos, e se possível torne público para que a ação incentive outros integrantes do seu time. Na Asimov Jr realizamos o AsiBis, em que os membros podem fazer um elogio público a algum outro membro a partir do nosso Instagram interno. Enquanto feedbacks negativos, devem ser acompanhados de uma solução ou ponto de melhora. Além de que, deve ser dado de forma particular a quem o feedback é destinado. Na Asimov Jr utilizamos de uma reunião 1-1 com o colaborador. Dar bons feedbacks é uma estratégia para direcionar o comportamento de sua equipe rumo aos objetivos da companhia.

Potencialize o desenvolvimento para além das funções

Para que o colaborador mantenha-se engajado é necessário que o mesmo sinta que a organização se preocupa com seu desenvolvimento, não apenas com seu desempenho. Na Asimov Jr permitimos que o membro interaja com as diferentes áreas e tenha diferentes experiências, que podem auxiliar no seu futuro na organização e além dela. Além disso, este ano fornecemos capacitações aos membros, como Excel avançado e outras diversas ferramentas, que não necessariamente estão ligadas a sua função, mas que estavam alinhadas ao desenvolvimento que os membros buscavam. Apesar de não estar inteiramente ligada à responsabilidade do membro, essa ação permite que a organização contenha um profissional polivalente e de visão sistêmica, como também aumenta sua satisfação com o ambiente de trabalho.

Tenha uma cultura de desenvolvimento

Para que essas boas práticas tragam resultados em seu negócio, é necessário que haja constância em relação às ações. No cotidiano estimule o aprendizado, a responsabilização e o desenvolvimento dos envolvidos. Na Asimov Jr inserimos isso desde nossa missão, que tem como objetivo guiar os membros ao seu maior potencial, e em um de nossos valores, o de “evoluir sempre”. Um ambiente que preza por isso terá sua equipe como uma força, em que apesar dos erros e fragilidades, estará disposta a fazer da organização cada vez melhor.

Então agora que você conhece mais sobre a importância de desenvolver seu time e como a Asimov Jr faz isso, é hora de colocar em prática! Entre em contato conosco para saber mais!