Novas linguagens: a importância de saber programar

Novas linguagens: a importância de saber programar

Vemos muito falar sobre o quão importante é aprendermos novos idiomas para que consigamos nos conectar com mais pessoas e conseguir mais oportunidades na vida, o inglês por exemplo, é o idioma mais falado no mundo e em muitas empresas não é nem considerado um diferencial, todos sabem a importância que falar inglês possui na sociedade. Mas e se eu dissesse que talvez exista uma outra linguagem, que está presente ao nosso redor e nas nossas vidas diárias mas que muitas pessoas não a conhecem? Essa linguagem é a programação.

A presença da tecnologia no cotidiano

A tecnologia é algo extremamente presente na vida das pessoas atualmente e a tendência é que com o passar do tempo essa presença só aumente, ela já se tornou algo essencial e indispensável para diversas tarefas como: compras, contato com pessoas, trabalho, estudos, entretenimento, etc... E mesmo com essa presença tão grande em nossas vidas a maioria das pessoas não sabe o que acontece por trás dessas tecnologias que tanto utilizamos.

Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, já dizia que todos deveriam saber programar, pois isso nos ensina a pensar. Em qualquer que seja seu ramo atuação, pode ter certeza que a tecnologia estará fortemente presente, seja para registrar estoque, agendar exames médicos, realizar cálculos, em algum momento você irá precisar da tecnologia, inclusive, se você tiver a idéia de algum negócio e souber programar, você provavelmente terá muito mais facilidade para colocar suas idéias em prática.

#O que mais eu ganho ao saber programar?

Produtividade

O mundo da tecnologia é um mundo que avança e se atualiza muito rápido e se você consegue se adaptar a essas mudanças pode ter certeza que estará em vantagem, saber a programar pode nos dar uma ajuda a entender um pouco como as coisas funcionam e nos ajudar a acompanhar essas mudanças, nos deixando mais produtivos diante de novas tecnologias, além disso, sabendo programar você pode desenvolver seus próprios softwares para te auxiliarem em tarefas tanto do trabalho quanto diárias, economizando tempo e deixando seu dia mais produtivo.

Melhora seu raciocinio lógico

Podemos definir programação como um conjunto de regras que damos ao computador visando atingir algum objetivo, e essas regras são feitas de forma padronizada de acordo com a linguagem de programação que estiver utilizando, a formulação dessas regras não passam de uma série de conceitos e operações lógicas. Conforme programamos e estruturamos um software estamos treinando o nosso lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocionio crítico, e consequentemente estamos desenvolvendo nossas capacidades de raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas.

Te da oportunidades no mercado de trabalho

Mesmo que sua área de atuação não seja relacionada a tecnologia, como foi dito antes você ainda dependerá dela, tendo noções de programação você estará em vantagem pois isso indicará que você é capaz de utilizá-la ao seu favor, mostre o que você pode fazer e como consegue ser mais produtivo e resolver problemas! Aprender a programar é ter nas mãos o "poder" de melhorar ou facilitar a vida das pessoas.

Mas eu consigo programar?

Muitas pessoas dizem que apenas os "gênios" ou os "loucos por tecnologia" tem o dom de programar, isso não é verdade. Você fala inglês? Ou melhor, como você aprendeu a falar português ou qualquer outro tipo de habilidade que você possua? Saber programar não é um processo que acontece do dia pra noite, mas com toda certeza não é impossível, quando você aprendeu a falar primeiro começou com o alfabeto, depois as consoantes e foi começando a formar frases. Programação é como aprender um idioma, escolha um caminho, começe a aprender os princípios básicos e então vá avançando aos poucos, não precisa ser um gênio para fazer isso assim como não precisa ser um gênio para aprender a ler e escrever. E aí, ficou interessado em saber mais sobre tecnologia e programação? Segue a Asimov e entra em contato com a gente pra saber mais!