O que ninguém te conta sobre ser desenvolvedor

ciriaco
Gabriel Ciriaco 06/10/20213 min
O que ninguém te conta sobre ser desenvolvedor

Não é segredo para ninguém que hoje, a área de tecnologia tem ganhado uma visibilidade cada vez maior, não apenas no mercado de trabalho, mas a cada dia mais e mais jovens se interessam por essa área e almejam um dia poder trabalhar como programadores e estar imersos nesse ambiente incrível de desenvolvimento. Por ser uma área extremamente recente, a maioria das pessoas não conhecem o dia a dia de um desenvolvedor, e infelizmente, muitos acabam desistindo dessa carreira por pensar que não são capazes ou por estarem “velhos de mais para aprender a programar”. Hoje, vamos desmistificar alguns mitos sobre a vida de desenvolvedor, para você conhecer melhor como é ser um programador na prática!

Quem pode se tornar um Dev?

Apesar de muitos acreditarem que a vida de desenvolvedor é coisa de “gente nova”, ou mesmo que é necessário ser um gênio da matemática pra se tornar um programador, isso está completamente errado! Qualquer pessoa pode aprender a programar, não importa se você tem mais de cinquenta anos ou se ainda está no fundamental, a verdade é que não existe idade certa pra começar a aprender. Assim como aprendemos a andar de bicicleta ou a dirigir um carro, qualquer um pode começar a programar, e você não precisa ser nenhum Einstein pra isso!

Dormir não é overrated!

Diferente do que muitos pensam, a rotina de um programador, na maioria das vezes, comtempla um expediente de 6 a 8 horas assim como qualquer outro trabalho, nenhum programador passa vinte e quatro horas do dia, sete dias por semana programando. Apesar de algumas vezes os desenvolvedores passarem algumas horas a mais tentando resolver os problemas nos códigos, ter uma vida equilibrada, com tempo para se exercitar, se divertir com os amigos e dormir o suficiente é a chave para o sucesso como Dev, quem não respeita seus próprios limites e fica muito tempo no trabalho, frequentemente sofre com a síndrome de Burnout, que é o desgaste mental completo devido ao excesso de trabalho.

Você não está sozinho!

O estereótipo disseminando de um programador muitas vezes é de uma pessoa que passa horas resolvendo seus problemas de programação sem a ajuda de ninguém. Isso é, com certeza, um dos maiores mitos sobre os desenvolvedores, hoje em dia nenhum programador trabalha sozinho, mesmo se você não tiver uma equipe, os fóruns de discussões na internet são a maior arma de todo programador, certamente existe alguém que já teve os mesmos problemas no programa e você não precisa ficar horas quebrando a cabeça. Mesmos se você for iniciante, já faz parte dessa comunidade com milhões de programadores e certamente vai encontrar alguém que te ajude.

Respeite o tempo

Para trabalhar como desenvolvedor e aprender a programar você precisa estar disposto a aprender constantemente, nenhum curso existente no mercado vai te ensinar realmente tudo que você precisa saber, grande parte do conhecimento você irá aprender na prática, errando, tendo problemas e buscando as respostas por conta própria, e por isso, você deve respeitar o tempo necessário para aprender a aprender. Não se compare com programadores que já estão atuando a muitos anos, eles não chegaram lá do dia para a noite. Você não precisa saber tudo para começar a ser um desenvolvedor, o aprendizado é constante e evolui com o tempo, por isso não se preocupe em saber tudo agora, apenas dê o seu melhor para aprender aquilo que está disponível no momento!

Agora que você já sabe um pouco mais de como é a vida de um Dev, ficou interessado em trabalhar nessa área? Bom, você já deu o primeiro passo ao ler esse post, continue com essa vontade de aprender e certamente você será um grande programador! Lebre–se sempre de respeitar o tempo e os seus limites, você não precisa de nenhum super poder para se tornar um Dev, tenha vontade e dedicação, e você vai se surpreender com os resultados! E aí, gostou do que você leu nesse post? Temos vários posts muito interessantes pra você que gosta de tecnologia, segue a Asimov e entra em contato com a gente pra saber mais!